O Vice-Presidente de Educação (VPE) é responsável pelas atividades educacionais do clube. Ele tem várias responsabilidades diferentes, com impacto direto nas reuniões do clube.

Para clubes grandes, é geralmente conveniente ter mais do que um VP de Educação.

Planejar o Ano Educacional

Existem muitas atividades educacionais descritas no Programa Educacional Ágora, e essa lista está sempre aumentando. Seria impossível realizar todas elas em uma única reunião. Também é fácil se acomodar com um conjunto fixo de atividades e nunca se arriscar com novas atividades que poderiam, no final, se mostrar ainda mais educativas e empolgantes. Com isso, as reuniões podem se tornar repetitivas, chatas e pouco atraentes para membros veteranos.

Em seu cargo de VPE, você é responsável pelo planejamento do Ano Educacional - por decidir quais atividades você quer realizar e quantas vezes vai repetir cada uma. Para fazer isso, é preciso ter um conhecimento sólido sobre todas as atividades, sobre o tempo necessário para cada uma e sobre o tipo de preparação que elas exigem.

Por favor, lembre-se de que alguns requisitos mínimos devem ser cumpridos e de que algumas funções devem ser exercidas em todas as reuniões para garantir a consistência da experiência Ágora em todo o mundo. Esses requisitos são detalhados na página Exigências Operacionais.

Lembre-se também que você não precisa limitar as atividades àquelas descritas no programa oficial. Na verdade, nós encorajamos a pesquisa, criação e experimentação com novas funções e atividades, desde que elas tenham objetivos educacionais e estejam alinhados com a missão e objetivos gerais da Agora Speakers International. Você pode ler mais sobre a definição de funções personalizadas aqui.

Comece com uma visão geral de quantas das atividades mais longas e que exigem mais tempo você deseja realizar durante o ano (todas aquelas que duram mais do que 20 minutos e, geralmente, acabam dominando toda a reunião). Por exemplo:

  • 5 Debates
  • 10 Sessões Fogo-Cruzado
  • 10 Colóquios
  • 5 Workshops

Distribua essas atividades durante todas as reuniões do ano, e então preencha o tempo e as reuniões restantes com atividades mais breves.

Seu plano anual deve ter alguma flexibilidade para acomodar circunstâncias inesperadas que podem impedir a realização de alguma reunião, devendo ser relativamente grosseiro - é impossível prever com 5 meses de antecedência que, na reunião 32, você terá 4 discursos preparados e 4 participantes no Fogo-Cruzado.

Eis como o seu plano poderia aparentar:

 

Apesar de a habilidade de construir planos anuais ser muito bem-vinda, sempre ouça os membros. Talvez você tenha planejado 10 sessões de Fogo-Cruzado e 6 colóquios durante o ano, mas depois de um semestre você perceba que os membros gostam muito mais dos colóquios - nesse caso, é uma boa ideia adaptar o plano inicial.

 

Se seu clube possui presença online, é muito conveniente disponibilizar o plano educacional na internet, com links para os wiki com as descrições das atividades.

 

Definir a Agenda das Reuniões

Como VPE, você também é responsável por estabelecer a agenda para cada reunião. Isso significa que você deve decidir quantas e quais seções a reunião terá e como elas serão organizadas. Por exemplo:

Reunião 23 - quarta-feira
Funções Disponíveis
Discurso preparado #1
Avaliador do discurso preparado #1
Discurso preparado #2
Avaliador do discurso preparado #2
Discurso preparado #3
Avaliador do discurso preparado #3
Apresentador de Tópicos Surpresa
Avaliador de Tópicos Surpresa
Hoje Viajamos Para - Orador #1
Hoje Viajamos Para - Orador #2
Cronometrista
Revisor Gramatical
Avaliador de Linguagem Corporal
Avaliador de Pensamento Crítico
Avaliador de Escuta
Avaliador da Reunião
Como VPE, não é sua responsabilidade preencher a agenda (encontrar pessoas que se voluntariem para as funções) - isso é de responsabilidade do Líder da Reunião em questão. É claro que você pode ajudá-lo se quiser, mas isso deve ser primariamente atividade dele, já que organizar uma reunião específica é parte da experiência de aprendizado do Líder de Reunião.

Isso significa, no entanto, que você deve se assegurar de que um Líder de Reunião seja sempre escolhido com boa antecedência (idealmente, no final da reunião anterior), de forma que ele possa divulgar a agenda, receber pedidos das pessoas que querem participar e buscar ativamente por voluntários para as outras funções..

Se os Líderes de Reunião tiverem constantemente problemas para preencher as funções auxiliares - geralmente cronometrista, revisor gramatical, apresentador etc. - você pode discutir com o restante dos diretores a criação de exigências de participação para as funções mais populares. Por exemplo, "Para realizar um Discurso Preparado você deve atuar em uma função auxiliar ao menos uma vez após a data em que preparou um discurso"

Incentivar Novos Membros

O VPE também tem a responsabilidade - junto com o Vice-presidente de Afiliação - de fazer os novos membros se sentirem confortáveis e de incentivá-los a começar a participar o mais rápido possível.

No entanto, atente para o fato de cada pessoa ter sua própria velocidade de progressão. Você pode pressionar, mas jamais forçar uma pessoa a assumir uma função que ela não queira.

Algumas das coisas que você pode fazer são:

  • Se dirigir ativamente a membros mais tímidos e apresentá-los para outros membros que tenham percorrido um caminho semelhante.
  • Compartilhar vídeos de "antes" e "depois" de membros experientes, de forma que os novatos possam ver a transformação.
  • A depender das circunstâncias, sugerir funções específicas mais simples, como a de cronometrista ou de revisor gramatical.

 

Supervisionar o Progresso Educacional dos Membros

Apesar de as reuniões terem um componente social importante, como VPE você deve sempre ter em mente que a Ágora é uma fundação com propósitos educacionais, e que o Programa Educacional é central. Muitos membros podem acabar se limitando a funções auxiliares ou de avaliação, pelas mais diferentes razões, como por exemplo:

  • Eles não têm tempo suficiente para preparar discursos e preferem funções que não envolvam trabalho fora da reunião (Tópicos Surpresa, Colóquios etc.)
  • Eles têm medo de ser avaliados.
  • Eles não sabem utilizar tecnologias ou elementos necessários para certo projeto (por exemplo, para o projeto de "Utilização de Software de Apresentação").
  • Eles não têm mais ideias para discursos.
  • Eles estão confusos em relação ao que fazer para continuar seu progresso educacional ou têm dúvidas em relação a ele.

Se você perceber algum membro que parou de progredir, tente conversar com ele e descobrir o que está acontecendo. Encoraje-o, gentilmente, a continuar, mostre os documentos que temos sobre possíveis ideias de discursos, sobre como administrar a ansiedade, como organizar workshops utilizando tecnologia, ou combine com algum outro membro uma sessão de prática com equipamentos etc. Essas ações não são apenas de sua responsabilidade, por isso, depois de identificar o problema, converse com os outros diretores para ter ajuda e sugestões.

Apesar de você poder desafiar ou tentar incentivar as pessoas com comentários irônicos como "olha, a Marta está dois projetos na sua frente", tente não tornar o progresso educacional uma corrida. Não é necessário correr. É muito melhor, para os membros, evoluir de forma lenta, mas constante, e ganhar um conhecimento que tenha bases sólidas na experiência.

A pressa para conseguir pontos/certificados ou qualquer outra coisa, no final das contas, não significa muita coisa no mundo profissional, onde a única coisa que importa é se você tem realmente certo conjunto de habilidades e é capaz de colocá-lo em prática.

 

Assegurar a Qualidade das Avaliações

Um aspecto crucial do Sistema Educacional Ágora é o feedback dos membros. Para que sejam efetivos, os feedbacks precisam cumprir todas as recomendações presentes no capítulo sobre Avaliações Efetivas.

  • Incentive os membros a ler a documentação a respeito das avaliações
  • Supervisione a qualidade geral das avaliações, de forma que elas não se tornem irrelevantes ("foi tudo ótimo") ou hostis ("nada do que você disse tinha sentido"), ou fujam do objetivo ("eu discordo totalmente de você").
  • Organize workshops sobre avaliações
  • Procure e compartilhe com os membros livros, vídeos e artigos sobre como realizar avaliações efetivas e construtivas
  • Aconselhe os avaliadores individualmente

 

Supervisionar o Programa de Mentoria

Todos os clubes devem possuir um Programa de Mentoria em funcionamento, para promover a aproximação de novos membros com aqueles mais experientes e capazes de ajudá-los nos projetos iniciais e para facilitar sua integração no clube e em sua cultura.

Se seu clube acabou de ser fundado e todos os membros forem novos, sem a participação de alguém que possa atuar como "membro mais experiente", sinta-se à vontade para entrar em contato com a comunidade Ágora através das redes sociais e pedir para membros externos agirem como mentores das pessoas mais comprometidas do grupo. Assim, quando elas ganharem experiência, elas poderão, por sua vez, atuar como tutores de outros membros.

Quando nosso sistema de gestão online ficar disponível, você poderá fazer isso diretamente no painel do VPE.

 

Organizar Workshops

Workshops são atividades sempre muito valorizadas pelos membros. Você pode organizar workshops internos - nos quais um membro Ágora dá uma palestra a respeito de algum tópico, ou você pode convidar um orador externo para falar no seu clube. Você pode até mesmo utilizar os fundos do clube se esses oradores pedirem por pagamento.

A depender do fluxo de novos membros, pode ser interessante repetir alguns workshops periodicamente:

  • Procedimentos padrão do clube
  • Como aproveitar ao máximo a Agora Speakers
  • Avaliações efetivas
  • Como administrar a ansiedade
  • Como responder os Tópicos Surpresa
  • Como trabalhar com a plataforma online

 

Um breve aviso

A Agora Speakers tem orgulho de ter a ciência como um fundamento sólido e isso é, na verdade, até parte de nosso estatuto. Todas as recomendações e atividades educacionais propostas têm por base pesquisas sólidas, respeitáveis e submetidas à revisão por pares, que apoiam sua efetividade. Nós treinamos os membros para utilizar abordagens e técnicas confiáveis e respeitáveis, que já se provaram eficazes no mundo real.

Infelizmente, esse não é normalmente o caso. Os campos da oratória e da liderança estão cheios de conselhos duvidosos, não-documentados e, por vezes, completamente incorretos. Existe uma enorme indústria em funcionamento, que produz inclusive livros sob demanda te colocando como autor, reciclando e  dando nova roupagem a esse tipo de conteúdo vago e de conselhos requentados e sem sentido.

Você vai ouvir com frequência, por exemplo, que é necessário progredir até não usar mais nenhuma palavra de hesitação, quando na verdade as pesquisas dizem outra coisa - que não utilizar nenhuma palavra de hesitação pode mesmo atrapalhar sua credibilidade. Você também vai ouvir com frequência que a Sequência Motivacional de Monroe é a estrutura padrão perfeita para discursos persuasivos, e esse conselho vai ser repetido em cada livro, em cada curso e em cada discurso. Na verdade, no entanto, pesquisas também mostraram que não há nada de especial com a sequência de Monroe - ela não é mais ou menos persuasiva do que outros padrões de organização de discurso, desde que eles tenham o conteúdo adequado.

Enquanto os membros têm liberdade de apresentar discursos preparados sobre qualquer assunto que desejem, não importa quão loucos eles sejam (desde que estejam de acordo com o conteúdo aceitável para discursos), os workshops são atividades assimétricas, nas quais uma pessoa é elevada à categoria de alguém que transmite conhecimento presumido como verdadeiro pelos outros.

Workshops baseados em ideias pseudocientíficas ou não-científicas sobre nossos campos de treinamento não são autorizados.

Nós recomendamos a utilização das Diretrizes de Conteúdo do TEDx (especialmente a seção "Bad Science") para guiar o veto a oradores externos e ao conteúdo de suas oficinas. Nós também recomendamos essa carta à comunidade do TEDx sobre como detectar a "má ciência" (bad science).

 

Responder Perguntas dos Membros Relacionadas ao Programa Educacional

O VPE é a pessoa de referência para todas as perguntas que surgirem ligadas ao programa Educacional.

Todo bom líder entende que "liderar é servir", então tente estar sempre disponível e incentivar as pessoas a fazer perguntas sobre todas as dúvidas que tiverem. Isso não significa que você precise responder de maneira imediata todas as dúvidas. Não há nenhum problema em admitir que você não sabe alguma resposta, basta dizer que você vai procurar saber e responder depois. Se você receber alguma pergunta sobre a Ágora e não souber a resposta, sinta-se livre para nos escrever uma mensagem.