O que é a Tutoria ("Mentoring")?


A tutoria é um processo no qual membros mais experientes doam seu tempo, atenção, conhecimento, orientações, insights e conselhos para os novos membros, ajudando-os a dar os primeiros passos na Ágora. Quem está começando pode se sentir um pouco sobrecarregado com o mundo Ágora, e pode não saber por onde começar ou como se integrar na comunidade. Os mentores fornecem orientações em quatro áreas fundamentais:

  • Plataforma Ágora -  Eles ajudam os novos membros a navegar através dos diferentes sistemas Ágora - chat, fóruns, mídia social, administração do clube etc.
     
  • Cultura do Clube - Eles explicam para os novos membros como os clubes funcionam, quais aspectos culturais e tradições específicas existem, como pedir ajuda e como se inscrever para funções nas reuniões. Eles apresentam os novos membros às atividades sociais do clube "não-Ágora" ( por exemplo festas, encontros, grupos...) etc.
     
  • Programa Educacional Ágora - Eles mostram como o Programa Educacional é estruturado, onde encontrar os projetos educacionais, como realizar corretamente as diferentes funções e fornecem aconselhamento sobre os projetos iniciais.
     
  • Comunidade Global Ágora -Eles mostram como o clube se integra na comunidade global Ágora, quais competições e eventos interclube existem, dão informações sobre convenções regionais e internacionais etc.
     
  • Além de auxiliar o novo membro a atingir seus objetivos particulares no clube.

 

Por que ser um Mentor?

A tutoria é uma das formas mais efetivas de se aprender alguma habilidade em um curto período de tempo.

De acordo com Sir Ken Robinson (escritor britânico, orador e conselheiro internacional sobre educação nos campos de governança, educação e beneficência), os mentores têm quatro papéis principais:

Reconhecimento - ‘os mentores reconhecem a chama do interesse e da alegria, e podem ajudar um indivíduo a se aprofundar em componentes específicos da matéria que está de acordo com as paixões e capacidades individuais daquela pessoa...'

Incentivo - ‘Os mentores nos fazem acreditar que nós podemos fazer algo que parecia improvável ou impossível antes de encontrá-los. Eles não permitem que a gente sucumba a nossas inseguranças por muito tempo, nem à ideia de que nossos sonhos são grandes demais para a gente. Eles ficam ao nosso lado para nos lembrar das habilidades que já possuímos e daquilo que podemos realizar se continuarmos a nos esforçar…

Facilitar - ‘Os mentores podem nos ajudar ... ao nos oferecer conselhos e técnicas, mostrando-nos o caminho e até mesmo permitindo que a gente erre um pouco, sem deixar de estar ao nosso lado para nos ajudar a nos recuperar e aprender com nossos erros…

Impelir - ‘Mentores eficazes nos impelem a ultrapassar o que vemos como nossos limites. Assim como eles não nos deixam sucumbir às nossas inseguranças, eles também não permitem que nós façamos menos de nossas vidas do que podemos. Um verdadeiro mentor nos lembra que nosso objetivo não deve ser nos tornarmos "medianos" em nossas atividades.

Um mentor:

  • Já percorreu o mesmo caminho que você está iniciando - eles sabem o que funciona e o que não funciona. Eles já cometeram erros a partir dos quais você pode aprender sem que você mesmo tenha que experienciar o infortúnio.
     
  • Já criou uma rede de contatos. Isso é especialmente importante se você estiver escolhendo um mentor para seu projeto comunitário. Um mentor pode te apresentar para pessoas essenciais que poderão abrir portas para você.
     
  • Vai te impelir a manter o ritmo e ser consistente, de forma a criar hábitos.
     
  • Vai aumentar muito suas chances de sucesso.
     
  • Vai te dar conselhos honestos e sem vieses sobre seus projetos e discursos. Já que você não realiza pagamentos para o mentor, ele não te deve nada e não precisa relevar as coisas que ele considera erradas.